Todos os alimentos que consumimos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Porém, os termogênicos induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias. Fazem parte desse grupo:

  • Pimenta Vermelha
  • Mostarda
  • Gengibre
  • Canela
  • Chá Verde
  • Café
  • Vinagre de Maçã
  • Guaraná

Os alimentos termogênicos ajudam a emagrecer, mas não são milagrosos. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a uma alimentação saudável, evitando gorduras saturadas e açúcar, além da prática de exercícios físicos.

Os hipertensos ou portadores de problemas cardíacos devem ter mais cuidado, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Pessoas com problemas na tireoide também devem ter atenção e usar os alimentos termogênicos sob orientação profissional por causa da influência sobre o metabolismo.

 

Dicas de consumo de termogênicos:

- Utilizar gengibre nas saladas ou em sucos ou em molhos para saladas

- A pimenta vermelha pode ser usada com moderação no almoço e deve ser evitada no jantar para não atrapalhar a qualidade do sono.

- Canela é uma especiaria que pode ser adicionada a frutas, sucos ou iogurtes. Ajuda a prevenir e a controlar o diabetes e controla o colesterol.