1. Escolha o tema da festa

Esse passo é muito importante, pois através dessa escolha você conseguirá decidir todo o resto. Inclusive, deixei mais de 50 inspirações para produzir uma festa simples, caseira e barata (confiram clicando aqui).  Segue também uma lista de temas com diversas ideias que poderão inspirar:

 

2. Pense bem na lista de convidados

É importante dar prioridade para as famílias com crianças e nunca esquecer os parentes mais próximos.

 

3. Faça a festa em casa

Esqueça o salão de festas e aproveite todo o espaço da sua casa, se for possível. Se o propósito é realmente gastar pouco, essa dica diminuirá bastante o custo da festa. Além do mais, antigamente as festas eram feitas em casa e a criançada adorava. Com certeza os convidados vão largar o celular e interagir mais com as crianças, uma vez que a festa não terá monitores.

 

4. Use tiras de tecido para dar um charme a mais à mesa do bolo

Se você não tiver uma toalha de mesa que combine com o tema da festa, compre tiras de tecido de acordo com as cores da decoração e disponha na mesa deixando um espaço entre elas.

 

5. Forre caixas de sapatos ou caixas de camisetas para colocar os docinhos

Quantas caixas de sapatos ou de camisetas você já jogou fora? Essa dica deixará os docinhos bem posicionados à mesa e ficará um charme.

 

6. Faça um bolo cenográfico

O bolo cenográfico dará um "up" na mesa e existem diversos tutoriais na internet ensinando fazer esse tipo de bolo de mentirinha. Mas e o bolo de verdade Ju? Sabe aquele bolo gelado, bem molhadinho e com coco ralado ao redor embrulhado no papel alumínio? Esse mesmo! Tem gostinho de infância e os convidados vão aprovar. Além do mais, você não perderá tempo cortando o bolo e poderá dar mais atenção aos convidados.

 

7. Use a internet a seu favor

Envie convites virtuais e também aproveite os diversos temas grátis para imprimir e deixar a festa toda personalizada. Inclusive, também há convites para imprimir sem custo algum!

 

8. Abuse da criatividade e aproveite os papeis coloridos para fazer o painel e decorar a festa

Já ensinei a fazer pompons de papéis de seda (confira clicando aqui), como também, ensinei a fazer um simples cata-vento para ajudar na decoração (confira clicando aqui). E nas diversas matérias que listei acima têm inspirações para você abusar dos papéis coloridos e deixar a festa ainda mais charmosa.

 

9. Faça um cantinho de pintura 

Reserve um espaço com algumas mesinhas para as crianças e deixe por lá papeis, lápis de cor, cola, alguns recortes, giz de cera e desenhos. Procure desenhos com o tema da festa na internet e imprima.

 

10. Espalhe fotos em porta retratos

Essa dica vai deixar a festa ainda mais linda e charmosa, pode apostar! Tente comprar porta retratos bem baratinhos ou utilize os que já tem em casa. Disponha na mesa principal, na de docinhos e também na mesa de lembrancinhas.

 

11. Troque refrigerantes por sucos

Escolha de 4 a 5 sabores de sucos, compre as frutas e tente fazer os sucos um pouco antes de serem servidos, dessa maneira os nutrientes serão preservados. Coloque-os em jarras de sucos ou em suqueiras.

 

12. Personalize sacos de papel para lembrancinha

Sabe aquele saco de pão? Esse mesmo! Personalize de acordo com o tema, coloque alguns doces e brinquedinhos e entregue para as crianças no final da festa. Não se esqueça de contar direitinho quantas crianças foram convidadas e sempre faça 5 lembrancinhas a mais, pois algum imprevisto pode acontecer.

 

13. Tire do baú o maravilhoso cardápio simples para festas infantis

Sempre tento trazer para o aniversário dos meus filhos o gostinho da minha infância. As comemorações tinham comidas simples e a criançada adorava. Quero que eles cresçam vendo a mamãe preparar cada delícia da festa com muito carinho e amor. Então, que tal apostar em comidas que você mesma pode fazer em casa? Como por exemplo: pipoca, cachorro quente, torta, pão de queijo, milho no palito, sanduíche, brigadeiro, beijinho, gelatina, pastel, pizza e o que for simples, barato e gostoso.

 

14. Não contrate garçons

Monte um cantinho com comidas e outro com bebidas, e peça que os próprios convidados se sirvam.

 

15. Use uma caixa de papelão para colocar os presentes

Antigamente quando as festas eram feitas em casa as crianças, ao receberem os presentes, corriam para o quarto e colocavam em cima da cama. Porém, o quarto ficava uma bagunça no final da festa. Então, uma dica que acho super legal é sempre deixar uma caixa que reunirá todos os presentes. Basta usar uma caixa de papelão grande que possa ser adquirida em supermercados e decorar de acordo com o tema da festa, tanto com papel simples, como com papel contact.

 

16. Aproveite as lojas em atacado

Será que na sua cidade tem algum tipo de Atacadão que vende tudo mais barato? Se tiver, aproveite para comprar os guardanapos, copos descartáveis, balinhas, pirulitos e o que mais precisar. E se possível, tente comprar com meses de antecedência, assim gastará menos no mês da festa.

 

17. Abuse dos balões para decorar 

Os balões é um dos grandes clássicos das festas infantis e, com criatividade, o que era um simples saco de balões pode se tornar a verdadeira decoração da sua festa. Por isso, aproveite as diversas inspirações que a internet oferece.

 

18. Não alugue brinquedos e não contrate equipe de recreação

Que tal resgatar as brincadeiras antigas? Sempre tem algum padrinho ou madrinha, tia ou tio bem animado(a) que pode ajudar neste momento tão divertido e,  com certeza, as crianças vão amar. Existem diversas brincadeiras como: dança das cadeiras, elástico, corrida do saco, brincadeiras de roda, entre outras.